A segurança alimentar trata de diversos aspectos em relação a alimentação e a agricultura.
É um termo utilizado por muitas instituições ao redor do mundo, sendo importante destacar que o foco do trabalho é o combate à fome e à pobreza por meio da melhoria e desenvolvimento agrícola (agricultura, pecuária, extrativismo e outros).
Para quem está no mercado de alimentação fora do lar, como é o caso do inpot, o trabalho de segurança alimentar está associado ao processo que vai da escolha do produtor agrícola, suas políticas de produção, passando pelo entendimento do sistema logístico, nossas metodologias de recebimento e tratamento dos insumos, até a chegada do alimento pronto para consumo em nossas lojas ou na comodidade da sua casa.
Como promovemos a segurança alimentar?
Para promover a segurança alimentar, precisamos ter certeza de que estamos promovendo a saúde em nossas vidas diárias. Isso significa ter acesso a produtos frescos de produtores agrícolas que produzem produtos saborosos e seguros.
Significa também manter as nossas cozinhas limpas com produtos de higiene e limpeza. Entendemos que o nosso trabalho não se resume a entregar produtos práticos e saborosos, para uma alimentação equilibrada. Pensamos além.
Começamos por sempre dar preferência a produtores locais, isso significa uma otimização no sistema logístico para entrega e abastecimento de insumos necessários, além de promover a economia local, e com isso fazer com que os próprios agricultores possam reinvestir em melhorias.
Podemos citar o exemplo de nossas folhas, cujo fornecedor tem certificação, que significa que as folhas têm seu cultivo para serem saborosas, mas também tem um cuidado pontual com higiene e limpeza.
Por isso sua saladinha está sempre fresca, com folhas lindas e cheias de sabor!
Também foi uma preocupação nossa, formar uma equipe de segurança alimentar.
Temos em atividade em nossas operações uma equipe formada por técnicos, como nutricionista, chef de cozinha e colaboradores treinados, que auxiliam tanto na seleção, quanto na produção e acompanhamento de todos os passos que nossa equipe dá para conseguirmos entregar produtos fresquinhos e saborosos todos os dias.
Ao final do processo, para que seja possível manter tudo fresquinho, claro que temos sobras, e até mesmo com elas nossa atenção é total.
As sobras, ainda que levem um nome que possa dar uma conotação negativa, ainda são produtos apropriados para consumo, que são doados para entidades que cuidam de pessoas em situação de risco.
Aqueles que não são adequados para consumo, tem seu descarte adequado as políticas e regras de higiene sanitária.